segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TV: LCD x LED x Plasma (Qual comprar?)

TV LCD x TV LED x TV Plasma, Qual comprar?

Já pesquisei tanto, perdi várias horas do pouco tempo que ando tendo pesquisando sobre televisores. Então, como o objetivo do nosso blog é auto-ajuda para pessoas com problemas semelhantes. Aqui fica a minha dica, em linhas a decisão vai depender da finalidade de uso. Sendo assim, vamos escolher entre uma TV de LCD, LED ou Plasma?
Mas primeiro é preciso comparar estas tecnologias para não se arrepender depois. Existem algumas características melhores em uma e piores na outra e, a melhor escolha vai depender do quê você precisa. A aparência da televisão LED é muito semelhante com as televisões LCD, a diferença é que a TV de LED é mais fina, mais leve, nítida e econômica, o que pode ser mais bonito para sua sala e pode ser mais fácil de instalar na parede. Já as televisões de Plasma são mais grossas e mais pesadas e mais gastadeiras, porém não há qualidade igual pelo preço pago numa.
Então, a diferença principal está na tecnologia usada para gerar a imagem dessas TV's. No caso da TV com iluminação LED, elas possuem micro diodos emissores de luz, que são chamamos de LED. Essa tecnologia permite um contraste bem maior que as TV's de LCD. O tempo de resposta da TV de LED e LCD são semelhantes e o brilho são próximos. Mesmo assim nenhuma das duas ganha das TV's de Plasma que apesar de não serem muito populares entre os brasileiros mesmo sendo as mais baratas do mercado. Você pode tirar a prova de modo mais fácil de entender. Faremos comparações de constraste, brilho e tempo de resposta usando uma TV da marca LG que use as 3 tecnologias: LCD x LED x Plasma (ambas de 42 polegadas).
Comparativo: Consumo de energia aproximado.

CONTRASTE (quanto maior, melhor)
LED:    3.000.000:1
LCD:       80.000:1
Plasma: 2.000.000:1

BRILHO (quanto maior, melhor)
LED:      450 cd/m2
LCD:      500 cd/m2
Plasma: 1.500 cd/m2

TEMPO DE RESPOSTA (quanto menor, melhor)
LED:    2m/s
LCD:    5m/s
Plasma: 0,001 m/s

ÂNGULO DE VISÃO (quanto maior, melhor)
LED:    178° x 178°
LCD:    178° x 178°
Plasma: 180° x 180°

CONCLUSÃO: Para assistir jogos de futebol, filmes e jogar vídeo game. A melhor opção acaba sendo a TV de Plasma devido ao curto tempo de resposta de 0,001 m/s. Isto significa que em imagens em movimento rápido você não tem aquele efeito fantasma. Porém esta qualidade tem seu preço e o consumo de energia é o maior. Enquanto uma TV de LED é 40% mais econômica que uma TV de Plasma. O tempo de vida útil da LCD e LED são iguais, o que equivale a 20 anos assistindo numa média de 8 horas por dia. No casa da TV de Plasma a vida útil é menor, porém as novas TV's de Plasma chegam próximo dos 20 anos de vida útil. Entretanto, eu não conheço ninguém que ame "eletrônicos" que fique mais de 15 anos com a mesma TV. Se você não quer gastar com energia numa TV de Plasma, e ainda assim tem alguma dúvida entre as TV's LCD x LED, a melhor escolha é a TV LED, a qual sairá mais cara no ato da compra, mas posteriormente se ganha em econômia de energia e qualidade de imagem. Agora, se você pensa em comprar uma TV maior, acima de 42" como por exemplo as de 47", 50" e 60" para assistir futebol, filmes e jogar video-game, uma boa escolha seria a TV de Plasma. Um detalhe interessante é que não existe TV de Plasma menor do que 42". Então se você pensa em TV menor que isso as opções seriam entre LCD ou LED. Agora falta você fazer um levantamento de preços entre as diversas marcas. Tome cuidado antes de comprar sua TV com conversor de TV Digital interno, principalmente se já existe sinal na cidade onde vai morar, a diferença de imagem entre sinal digital e analógico é gigante.

Boa compra!

11 comentários:

  1. Na minha casa tinha uma de plasma, eu gostava muito. Mas acho a de LED melhor.Beijoo

    ResponderExcluir
  2. LED é muito melhor que a de plasma, sem sombra de dúvidas!
    Bjs.
    www.fesobrinho.blogspot.com
    facebook.com/fe.sobrinho
    twitter.com/fesobrinho_

    ResponderExcluir
  3. Oie! Adorei seu recadinho fofo, viu?! Mto mto!
    Que bom que vc gostou do meu cantinho. Tb gostei do seu... Já tô te seguindo.
    Xero! =***

    ResponderExcluir
  4. Amorzinho... que legal seu post, sempre ajudando as pessoas!
    bjus de sua Neguinha...

    ResponderExcluir
  5. Muito bom este post. Me ajudou muito. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Engraçado o povo afirmar que led é muito melhor que plasma, baseado em que vocês falam isso --'

    Plasma tem a melhor tecnologia do mercado, o maior contraste, maior brilho, maior frequencia, o preto realmente é preto e não cinza, menor tempo de resposta. Onde o led ganha me fala?

    Se quiser qualidade vá de plasma!

    ResponderExcluir
  7. as melhores tvs do mundo são as plasmas,isto é fato maior resolução dinamica,tempo de resposta,cores mais reais,preto mais preto

    as tvs que são consideradas as melhores são as plasmas panasonic viera que sempre está em primeiro lugar nos rankings das melhores tvs do mundo elas destroem as lcds,leds na qualidade de imagem,basta olhar por exemplo no cnet que é o site mais respeitado na avaliação de tecnologias pode ver que no rank das 5 melhores tvs do mundo as plasmas sempre estão em primeiro lugar,e em geral sempre as panasonic viera

    A melhor tv 3D da atualidade por exemplo e é uma tv plasma da panasonic viera

    http://reviews.cnet.com/best-hdtvs/?tag=contentMain;contentBody;pm

    ResponderExcluir
  8. Atualmente a TV de plasma, sem dúvida !!!
    O que acontece é que as pessoas ainda tem a impressão ruim das primeiras TVs de plasma, que tinham baixo contraste e alto tempo de resposta, formando fantasmas nas imagens.
    O chamado "New Plasma", das atuais TVs de plasma, possui um tempo de resposta muito menor e um contraste muito maior.
    Além de não perder o contraste a medida em que se abre o angulo de visão, como acontece com a LCD e a LED.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, será que alguém acreditou nessa resenha? Que porcaria!

    ResponderExcluir
  10. não é porcaria. trabalhei na philips do Brasil, e embora a philips não comercialize plasma no brasil, conheço a qualidade das concorrentes. tudo que foi dito na resenha é verdadeiro, cada uma das 3 tem seus pontos fracos e fortes, seja na qualidade ou no preço!
    parabéns ao escritor, não poderia ter escrito melhor! foi claro, citou os pontos negativos e positivos e não tomou partido de nenhuma. É ÓBVIO que o que é bom pra mim pode não ser bom pro meu vizinho e por aí vai. MUITO BOM MESMO!

    ResponderExcluir
  11. eu conheço uma pessoa que ficaria mais de 20 anos com a mesma tv...ctz!!!!kkkkkk

    ele acredita que jogar estraga a tv e que não pode assistir mais de 3 horas dia!!!kkkk

    ResponderExcluir

Daisypath Wedding tickers